segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Caminho Neopentecostal



O caminho dos neopentecostais assemelha-se dos carismáticos católicos só aparentemente. Há profunda distância.
A experiência de conversão marca-lhe o inicio, não no sentido da tradição católica de mudança radical de vida do pecado para a graça, de vida longe de Deus para comunhão com ele. Não. Aqui significa adotar a conduta, o comportamento, as praticas religiosas da igreja Neopentecostal em contraste com outras praticas ate então vividas. E, em muitos casos, perdem-se valores fundamentais como a Eucaristia, a fé na pessoa histórica de jesus, para professar algumas verdades isoladas e atitudes quase fanáticas, com observâncias ritualistas ou moralistas.
O forte desse caminho está no jogo mercantilista de pagar polpudo dizimo a fim de obter a bênção de Deus em bens materiais. a conversão acontece por insistência proselitista de algum pastor ou membro da família. Aproveita-se a situação de fragilidade das pessoas, como propor-lhes a mudança de Igreja e de religião.
Que fascínio esse caminho oferece, a ponte de tantos o seguirem? Num mundo marcado por anomia moral, os evangélicos insistem na moralidade externa de não beber e não frequentar festas mundanas. Reerguem a muitos que se entregavam a vida devassa e a bebedeiras. Prometem a bênção de Deus para tal vida nova. Esta se concretiza em bens materiais. estabelece-se verdadeira relação comercial entre o fiel e Deus. E a maneira de conquistar as graças de Deus passa pela conversão e pela fidelidade no pagamento do dizimo.
Esse caminho produz em alguns a recuperação do senso de dignidade de uma vida inútil e agora acolhida pela Igreja na pessoa do pastor. Tiveram ocasião de falar e narrar a própria vida e isso os reabilita.
J.B. Libanio, sj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mary Mother Of Jesus